Primeiramente, gostaria de dizer, que não apoio qualquer tipo de uso de substancia ilícitas, ou faço apologia a elas. Mas um assunto desse porte é de ampla discussão, e faz do trabalho jornalístico algo fascinante.
Primeiro gostaria de ressaltar os prós da legalização da Maconha:
1° O crime organizado perderia força, com o fim da ilegalidade de seu carro-chefe. Da droga mais consumida. Essa perca de força traria prejuízos de milhões para os traficantes.
2° A criação de um novo imposto sobre a Maconha (se também o comércio for liberado). Como nos cigarros e bebidas alcoólicas, a Maconha teria seu valor acrescido de uma taxa maior do IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado), beneficiando a tributação do Estado, e consequentemente a população.
3° A perca do interesse dos jovens à erva. Jovens rebeldes vêm nas drogas ilícitas uma forma de contestação, com a descriminalização, esse interesse se perde.
Nesse momento os contras da descriminalização:
1° O número elevado de compradores, que causaria um aumento no caso de doenças relacionadas à droga.
2° A falta de fiscalização no trânsito, como ocorre hoje, em relação à bebida alcoólica. Ou seja, se não se previnem acidentes de transito, relacionados à bebida, não prevenirão as mesmas coisas relacionadas à perda de consciência, causada pela droga.
3° O aumento no consumo de drogas mais "pesadas". Como alguns jovens se interessam pelo não convencional, as novas drogas serão mais procuradas do que atualmente.
Existem muitos mais prós e contras, mas três de cada já está bom para abrir uma discussão de argumentos e opiniões elevadas.
A minha opinião, nesse assunto é contra a descriminalização por achar os argumentos contrários mais convincentes. Mas e você, o que acha ?
Fonte: Coranto News